EDITAL
2012 - II FESTIVAL DE CINEMA DE
SANTA IZABEL DO PARÁ – II FESTCINESIPA
EDITAL
E REGULAMENTO
OBJETIVO
O II FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA IZABEL DO PARÁ tem
como objetivo estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual, exibir,
discutir e valorizar a produção regional de curtas-metragens, bem como difundir
o cinema amador e profissional e integrar cidadãos.
ORGANIZAÇÃO
O II FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA IZABEL DO PARÁ Trata-se de
um festival independente e realizado pela produtora Grupo_Underline. Toda a
programação é gratuita e direcionada para a população de Santa Izabel e
região. O Festival ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de Junho na Casa de
Cultura de Santa Izabel e no Cine Clube Palace.
EXIGÊNCIAS
Poderão se inscrever curtas-metragens inéditos finalizados
até a data limite para inscrição. Considera-se inédito, pela organização do
festival, qualquer vídeo que não tenha participado de outro festival ou mostra
de cinema. Qualquer denúncia com relação à inscrição de vídeos não inéditos, na
forma deste regulamento, deverá ser formalizada em ofício e encaminhada à organização
do festival. Só serão
aceitos curtas-metragens de, NO MÍNIMO 3, e NO MÁXIMO 30 minutos de duração, incluindo
os créditos. Serão aceitos curtas-metragens de Ficção, Documentário e
Experimental, com temas livres, exceto filmes comerciais ou institucionais,
discriminatórios ou com teores pornográficos. Todos os vídeos inscritos
passarão pela Comissão de Pré-Seleção, para avaliação do cumprimento dos
critérios de inscrição. As cópias dos vídeos para análise da Comissão de
Seleção deverão ser enviadas à Organização do Festival em DVD ou CÓPIA DIGITAL,
até o dia 17 de junho de 2012 As cópias dos curtas-metragens inscritos passarão
a fazer parte do acervo do FESTIVAL DE CINEMA DE SANTA IZABEL DO PARÁ e poderão
ser utilizados somente para exibições públicas com fins culturais e sem
objetivos comerciais, servindo o ato da inscrição como concordância e
autorização plena acerca desses usos. A
Organização do Festival informará o produtor/diretor quando vier a realizar
essas utilizações.
INSCRIÇÕES
As inscrições estarão abertas de 09 de abril a 17 de junho
de 2012.
A ficha de inscrição estará à disposição no site http://festcinesipa.blogspot.com
Além da ficha de inscrição o proponente deverá entregar para
a organização do festival os seguintes itens:
·
Duas cópias do curta-metragem em DVD ou CÓPIA
DIGITAL;
·
Material extra de divulgação, caso exista
(cartaz, postal etc.).
·
Cópia da Identidade do responsável pelo curta.
·
Documento de Autorização para uso de Imagem e
Voz assinado pelo elenco (fornecido no site).
·
Termo de responsabilidade assinado pelo diretor
do projeto (fornecido no site).
A entrega do material de inscrição deve ser feita nos
seguintes endereços:
Santa Izabel
Cine Clube Palace – PA 140,
nas dependências do Escritório de Advocacia Vidinha Sarmento e Lisboa, próximo
a Igreja Matriz.
Horários:
de 16:00hs às 19:00hs Somente às Sexta Feiras
Falar
com Emanuel Sodré ou Mouse Ribeiro
Mais Informações: (91) 8717-9560 e (91) 9163-5476
Todo material acima deverá chegar à organização do festival
até o dia 17 de junho de 2012. Só serão consideradas as inscrições cujo
material for recebido até a data acima. Somente serão consideradas as
informações contidas na ficha de inscrição.
A inscrição é gratuita.
CATEGORIAS
O II
FESTCINESIPA receberá inscrições para as seguintes áreas:
·
Ficção
·
Documentário
·
Experimental
DA SELEÇÃO
Nos
trabalhos artísticos selecionados pelo II FESTCINESIPA serão considerados os
seguintes requisitos:
·
Argumento;
·
Criatividade;
·
Qualidade técnica;
·
Qualidade artística das produções.
A
seleção dos trabalhos que irão competir no festival é responsabilidade da
curadoria do II FESTCINESIPA. O corpo de jurados também poderá contribuir com a
programação e convidar artistas para a edição 2012.
Não cabe qualquer recurso ou reclamação a respeito da decisão da curadoria do II
FESTCINESIPA quanto aos artistas selecionados.
DO RESULTADO
O resultado com os projetos e artistas selecionados serão anunciados no dia 20 de
Junho na imprensa em geral e haverá projeção dos mesmos, nos dias 29 e 30 de
Junho.
DOS SELECIONADOS
Os selecionados serão comunicados via e-mail. Caso não seja possível, serão
contatados por telefone. Os selecionados receberão o contato de um membro da
equipe de produção do II FESTCINESIPA para esclarecimento de detalhes dos
trabalhos e efetivação de todos os documentos necessários para garantir a
participação no festival.
Os documentos a serem assinados pelos artistas e grupos selecionados são: CARTA
ACORDO de participação da edição 2012 e LICENCIAMENTO DE DIREITO DE IMAGEM.
Os selecionados que não responderem em tempo hábil às exigências documentais
nos prazos e limites estabelecidos após a confirmação da seleção serão
automaticamente excluídos do evento.
DA PREMIAÇÃO
Os que forem outorgados vencedores em primeiro lugar nas categorias das mostras
competitivas receberão uma quantia em dinheiro para estímulo da produção
(valores não confirmados até a presente data).
Em caso de alguma empresa privada ou instituição governamental desejar
instituir algum prêmio especial, troféu ou dinheiro, poderá fazê-lo seguindo seus
próprios critérios, com o consentimento prévio da coordenação do II FESTCINESIPA.
Os responsáveis legais das obras audiovisuais selecionadas serão comunicados
com antecipação sobre qualquer eventual inclusão de um prêmio que implique a
concessão de eventuais direitos de exibição ou correlatos.
A
premiação ocorrerá no dia 30 de Junho.
DIREITOS
AUTORAIS E DIREITOS DA PERSONALIDADE
É de responsabilidade única, exclusiva e irrestrita do
proponente que inscrever a obra audiovisual no Festival a observância e
regularização de toda e qualquer questão relativa aos direitos autorais,
conexos, de imagem, voz e nome envolvidos na obra inscrita, cabendo
exclusivamente a ele obter o devido consentimento dos respectivos envolvidos
para utilizar, veicular e disponibilizar a obra audiovisual, na abrangência
prevista neste Edital, devendo respeitar integralmente a legislação vigente e
arcando com o pagamento respectivo, se for o caso, isentando a Organização do
Festival de quaisquer ônus decorrentes do descumprimento.
Os créditos completos, com a menção dos nomes de todos os
envolvidos (outros autores/diretores, roteiristas/argumentistas, autor da
trilha sonora, animadores, elenco, pessoas retratadas), deverão estar inseridos
na própria obra audiovisual inscrita e serem discriminados nos campos
correspondentes da ficha de inscrição.
CASOS
OMISSOS
Os casos não previstos neste Regulamento serão analisados
pela Organização do Festival, cujas decisões são soberanas. A participação no
Festival implica na aceitação de todo o regulamento, sem restrições.
DATA E
LOCAL DA REALIZAÇÃO (EXIBIÇÃO DOS VÍDEOS)
Os vídeos selecionados serão exibidos nos dias 28, 29 e 30
de Junho na Casa de Cultura de Santa Izabel e no Cine Clube Palace.
INFORMAÇÕES
ADICIONAIS
Grupo_Underline
Emanuel
Sodré
Telefones:
(91) 9163-5476